segunda-feira, 5 de março de 2012

Contra o aumento abusivo das passagens

Somando-se as demais organizações do movimento popular, a FAMAC-NIT denunciou o reajuste abusivo concedido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro as Barcas o qual constituiu um verdadeiro crime contra a economia popular.


Foi dado um aumento de 60% no preço das passagens que passaram em 2012 de R$ 2,80 para absurdos R$ 4,50 sob a alegação ridícula de que as Barcas estavam dando prejuízo. Certamente não para a concessionária detentora do monopólio privado de um serviço do qual milhões de trabalhadores dependem. O prejuízo é todo da população que além de ser submetida ao péssimo e caro serviço prestado por empresas de transporte privadas, como é o caso das Barcas, foi exposta a superlotação e acidentes constantes  devido a incompetência e descaso de concessionárias que foram incapazes de prestar um serviço de qualidade e ainda por cima foram recompensadas com aumentos extorsivos. 

Não podemos aceitar este estelionato praticado contra a população e nem que o governo e o estado subsidiem o grande capital privado e se coloquem a serviço de interesses escusos das empresas de transporte e das concessionárias dos serviços públicos privatizados.

Repudiamos assim a privatização das empresas públicas estaduais realizada no governo Marcello Alencar (PSDB) que promoveu a entrega das Barcas, Trens, Metrô, BANERJ, CERJ, CEG, Light, etc. num processo corrupto de privataria que só trousse prejuízos ao estado e ao povo. Com todo o histórico acumulado de irresponsabilidade, omissão e abusos das concessionárias dos serviços públicos privatizados, defendemos o retorno destes serviços e empresas para as mãos do poder público, pois elas deveriam estar a serviço das necessidades do povo e não da ganância das classes exploradoras interessadas apenas em lucros abusivos.

Defendemos ainda o fim da perseguição contra os trabalhadores autônomos das Vans, que juntamente com os Moto-Taxis podem representar uma boa alternativa de transporte complementar para a população que hoje é submetida a um transporte caro, superlotado e em quantidade e horários irregulares. A solução para a questão do transporte alternativo não é a repressão, mas sim a regulamentação e o combate a ingerência do crime organizado.

E a solução para a problemática geral da mobilidade urbana é o investimento no transporte público sobre trilhos e em casos como o da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, também no transporte aquaviário.

A Federação das Associações de Moradores de Áreas Carentes de Niterói - FAMAC-NIT conclama a população para se mobilizar, denunciar, protestar e lutar pelos seus direitos a serviços públicos, gratuitos e de qualidade. Basta de tanto abuso e exploração da classe trabalhadora e do povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário